News #10 – As ciclovias de Curitiba

As ciclovias de Curitiba

Curitiba tem aproximadamente 200km de vias para os ciclistas de acordo com a Prefeitura/2015. Há uma ciclovia que passa em frente a Kuritbike em que é possível chegar rapidamente ao Bosque do Papa, Parque São Lourenço, Passeio Público ou Memorial Árabe.

As vias para bicicletas ligam vários pontos da cidade e podem ser usadas para lazer ou meio de locomoção. Elas apresentam diferenças entre si e apresentamos aqui, de acordo com o Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba, quais são:

Ciclovias: espaços exclusivos para as bicicletas e separados fisicamente do tráfego de veículos e pedestres. Geralmente estão dentro de parques ou ligando esses atrativos de Curitiba;

Ciclofaixas: são áreas exclusivas paras as bicicletas mas não separadas do tráfego geral, sendo delimitada por faixas, cor diferenciada, tachas ou tanchões. A ciclofaixa da Av. Marechal Floriano é um dos exemplos dessa distinção;

Via Calma: espaço compartilhado entre carros e bicicletas em que a bike tem circulação prioritária. É permitida a circulação de carros, ônibus e outros veículos somente para acesso às propriedades ou paradas para embarque/desembarque. A Av. Sete de Setembro é um exemplo de via calma de Curitiba;

Passeio Compartilhado: são vias parecidas com as ciclovias, mas que são destinadas também a pedestres e idosos – quem são as pessoas com prioridade nesse tipo de pista. É necessário ter um pouco mais de atenção nesse tipo de via pela diferença de velocidade das pessoas envolvidas;

Ciclorrota: são vias em que há uma estrutura para a segurança do ciclista, com identificação na rua e velocidade máxima de 30 km/h. Essas vias são feitas para que carros e bicicletas possam compartilhar o trânsito de maneira equilibrada e legitimar o direito de circulação das bikes;

Vias de tráfego geral: locais onde não há infraestrutura com prioridade de tráfego para as bicicletas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a bike deve circular junto aos bordos da via. De acordo como CTB, as bicicletas podem circular em ruas e avenidas mesmo sem a identificação de uma área para elas, desde que respeite o seu posicionamento “no canto da rua”.

 


 

Agenda de Passeios

 

Nossos passeios de junho – Em junho tem mais dos nossos passeios especiais. Destaque para o Coffee Bike Tour com o tema “Baristas em Casa”. Além de visitar três das melhores cafeterias de Curitiba, nossos clientes terão um workshop para aprender como preparar cafés com três métodos diferentes. O roteiro inclui ciclovias, caminhadas e algumas pedalas na rua.

Veja o evento para saber mais sobre o passeio e se inscrever.

Outros tours do primeiro semestre:

Coffee Bike Tour Especial:
17/06 – Coffee Bike Tour Especial – Edição Especial Barista em casa

Tour Fotográfico Especial
24-06 – Bike Tour + Workshop de Fotografia: Retratos Urbanos

Bike Lua
09/06 – Tour Bike Lua de Junho

 


 

Aluguel de bicicletas – dicas de onde ir

 

Um Café na Praça Osório para todos os públicos – O Hoog Deli fica no prédio da Universidade Positivo da Praça Osório e foi inaugurado em 2015.

O local funciona no estilo das delicatessens americanas, atendendo o público por longos períodos e oferecendo opções gastronômicas para todos os períodos. Porém, por conta da Universidade o local também trabalha como um cantina, oferecendo lanches rápidos e práticos. Ou seja, há opções desde o café da manhã até o jantar, passando pelo almoço, café da tarde ou lanches.

A construção tem dois andares e tem uma decoração, desde a fachada até os pequenos detalhes no interior. Há espaço para quem deseja estudar ou trabalhar no local, com tomadas, mesas coletivas e espaços de leitura.

Por conta da variedade de opções, o cardápio do Hoog Deli é bem rico, com pratos executivos, saladas, lanches, cafés, doces, sucos, chás e mais.

O Hoog Deli fica na Praça Osório, 125 – antigo Cineplaza.

 


 

A Kuritbike no Instagram

 

Acompanhe nosso trabalho também no Instagram – As redes sociais são um dos canais para acompanhar o trabalho da Kuritbike. No instagram postamos algumas fotos do nosso cotidiano, passeios e ações, além de ser um canal de contato com o público através das directs.

Um dos diferenciais dessa rede é acompanhar as pessoas que nos marcaram em suas fotos, através do “fotos com Kuritbike”. Siga o nosso perfil por lá também.

 


 

Acompanhe nossas novidades

 

Aqui você pode ver todas as nossas newsletters e acompanhar o que temos compartilhado com nossos clientes.

 


bike

Sobre

Diga o que pensa

Sua opinião é importante para nós!

Aguarde,,,